Bom, o ano acaba daqui a 5 dias.. E esse foi um ano feliz e complicado a seus modos! Comecei ele triste achando que não passaria em vestibular nenhum, passei na UFBA, e estou no caminho para ser Engenheira de Minas (pelo menos esses são os planos), onde aparentemente só os meninos tem/tinham licença pra entrar..
Levei trote, aprendi coisas ilícitas e deveras inúteis nos meus dois primeiros semestres nos quais fui em quase sua totalidade menor de idade! Mas aprendi o significado de coisas legais, aprendi no geral a não me importar tanto, a deixar as coisas fluírem..
Fui morar longe de mamãe, dos meus avós.. ganhei muita liberdade, mas muitas obrigações e muuitas saudades também! Ganhei de brinde inúmeras experiências que em parte evidenciaram minha irresponsabilidade, em parte me ajudaram a crescer, mas, que com certeza me fizeram alguém mais feliz e com muitas histórias malucas pra contar.
Nesse ano esquisito, minha avó, meu biscoito, se foi e nos deixou aqui apenas com as boas lembranças de tudo o que ela ainda representa! Fico feliz de saber que ao invés de perder um pedaço de mim na partida dela, um pedaço dela ficou comigo aqui, um pequeno pedaço de todo aquele coração que ela tinha, que me faz sorrir com carinho sempre que me lembro de qualquer gesto dela!
Alguém me disse uma vez, que suas amizades são construídas na escola, que na faculdade você encontra apenas colegas, talvez bons colegas, que você um dia convida pra um churrasco de fim de semana pra exibir o quanto você conquistou no seu novo emprego! E por um tempo tomar conhecimento do quanto as coisas podem ser competitivas num futuro não tão distante me fez achar que havia algum sentido nisso.
Besteiras.. Queria dizer com muito carinho que encontrei no meu caminho duas pessoas maravilhosas, que conheci antes mesmo das aulas começarem!
Dona Amanda Barreto, a famosa #AmandaQueEstudaComigo eu conheci na prova da segunda fase do vestibular, eu era a penúltima da fila e a carteira dela era a imediatamente na frente da minha, a gente acabou a prova quase na mesma hora (eu obviamente irritadíssima, sem entender o que tanto diabos a menina que estava a minha frente tinha pra escrever que as respostas dela eram tão longas e as minhas tão sucintas), anyway.. Eu que nunca calo a minha boca, nem em minuto de silêncio de funeral, puxei assunto enquanto a imprestável da fiscal não chegava pra recolher nossos cartões-resposta, obvio que com 30 segundos de conversa a fiscal nos mandou calar a boca sob ameaça de anular nossa prova! Quando fui assinar a lista olhei o nome dela pra ver depois se ela teria passado.. E vocês podem deduzir que com meu histórico para excelente memória eu não lembrei na hora entusiasmada e maluca de ver a lista!
AHAAHAHA E como novamente boa lerda que sou, no dia da matricula eu fiz o favor de esquecer as fotos 3x4 em casa, tive que correr no lugar mais perto que estivesse aberto pra tirar fotos, e voltar correndo.. Cheguei no auditório para a matricula (pela segunda vez, agora com as fotos), procurei dona Amanda, mas não a vi, supus que ela já tivesse saido de lá, tropecei nos degraus (obviamente), e meio ofegante sentei do lado de uma menina pequena com uma pinta da Angélica no braço, Dona Clarissa Calmon.. Comecei logo a conversar, contei minha mais recente proeza, rimos, fiz minha matricula, ela fez a dela, subimos pra ouvir alguma besteira sobre o serviço medico da ufba, descobrimos que faríamos algumas matérias juntas, e na saída acabamos no mesmo ponto de ônibus, eu, ela e Tia Bia (que sem margem de duvida foi fazer a matricula comigo, e joga na minha cara sempre que pode que eu esqueci as fotos).. Desejamos bom começo de aula uma a outra e fomos cada uma pro nosso canto!
Não vi Amêndoa no primeiro dia, ou nos seguintes.. E pensei "que droga, não peguei nenhuma aula com a maluquinha!", afinal eu tinha certeza de que com aquela prova cujo cartão-resposta tinha tanta informação que não cabia nem azeite de oliva nos espaços ela passaria! Só a vi na quinta (ela me reconheceu) a animal não veio a semana inteira e apareceu pro seu primeiro dia justo quando nossos dignissimos veteranos nos deram o trote! A essa altura (note como eu não deixo as pessoas em paz), Clari já era meio que obrigada a me aturar, tanto que no fim da coca-cola ela estava atrás de mim na corda do trote e ainda me deu carona pra casa!
E muitas matérias, forrós, professores mangues e alguns outros malucos, choros, risadas, escadas, ônibus, praias depois.. Eu fui meio adotada pelas duas na cidade de louco pra qual eu me mudei! Dois anjinhos (veja bem, apenas no sentido bondoso e não no inocente da palavra) nos quais eu literalmente tropecei e sem os quais eu não tenho certeza se teria engolido os sapos que engoli.. Que me fazem bem apenas por deixarem eu saber que se preocupam, que se importam comigo!
Porque eu posso estar longe da minha familia, sentir muita falta de casa, e ninguém pode substituir isso! Mas existe um espaço pra família que você escolhe! E se a Amêndoa é tipo uma mãe, que briga comigo se eu não cuido da saúde, se eu não me alimento bem, que me apoia quando eu estou pra baixo, que me joga na cara quando eu estou errada, que faz meus dias mais felizes e que certamente esta sempre ali pra mim.. Clair é aquela Tia "brother" que faz tudo isso e ainda me leva pra tomar uma tequila e fazer coisas estúpidas no fim do dia!
Queria que vocês soubessem, que eu realmente posso não ser a melhor pessoa pra demonstrar afeto, que eu sou desastrada, que eu sou desatenta, barulhenta, exagerada.. Que eu definitivamente não sou sutil, que eu posso magoar quem está perto de mim e nem mesmo perceber.. E eu quero pedir desculpas se fui rude em algum momento, ou se desapontei vocês de algum modo! E do meu jeito "Maroca" ou "Ana", o fato é que vocês sabem que podem contar comigo quando, e pro que precisarem.. Porque das coisas que eu não me orgulho em mim, deixar um amigo ao léu não e uma delas!
E eu quero que vocês contem comigo sempre! E estejam comigo sempre, não apenas ocasionalmente em algum estúpido churrasco de fim de semana.. afinal eu tenho que ter algum exemplo que preste pros meus filhos! ou alguma de vocês duas me imagina dizendo: "seja como a mamãe meu bem.."?!
E eu só posso desejar apesar de tudo que o próximo ano seja tão bom quanto esse, e se possível ainda melhor.. E pra quem teve perdas, qualquer que tenha sido preencha as brechas com cada filete de esperança que você achar em si! E pra quem o sol brilhou cada um dos 360 dias que se passaram, não se esqueça de garantir o sorriso de outro alguém no ano que está por vir, é sempre saudável retribuir a gentileza..
So.. I wish you a merry christmas, and a HAPPY new year!